Preconceito na Migração: tire essa peça da sua mala



Os prejulgamentos, a discriminação e a intolerância que trazemos na bagagem irão dificultar nossa adaptação em outro país. Se a sua mente não está aberta para aceitar o diferente, provavelmente terá dificuldade de compreender e gerenciar os novos costumes em uma sociedade distinta.


Emigrar não é solução de problemas quando se chega com ideias pré-concebidas, sem disposição para reavaliar conceitos e valores.


O Migração em Debate está ciente desse enorme desafio e escolheu, para o evento do dia 1 de fevereiro, o tema Preconceito na Migração. O 9° Encontro aconteceu pela primeira vez em Murten, na Suíça francesa, a convite de Renata Urzeda, da Associação Tupiniquins.


O tópico foi abordado em três dimensões: os preconceitos que sofremos, que trazemos e que disseminamos. Foram três horas de evento, com atividades, discussão e muito diálogo.


Saímos do encontro com a alma feliz, porque falar e admitir nossos preconceitos já é um bom caminho em direção à construção de uma sociedade menos intolerante.