Cozinhando pela integração


O último evento de 2018 do Migração em Debate fechou o ano com chave de ouro. Junto com a Organização Jass, que organiza o Cook & Eat Together (Cozinhar & Comer Junto), o Migração convidou para o vilarejo de Birmenstorf, no cantão de Aargau, famílias de refugiados, de brasileiros e de suíços para compartilhar vivências enquanto cozinhavam junto.

Tarde de sábado na cozinha

Cerca de 30 pessoas passaram a tarde de sábado do dia 1 de dezembro se conhecendo, conversando e trocando receitas. “Foi super interessante conhecer vizinhos que eu nunca havia tido oportunidade de conversar”, disse uma das participantes que não quis se identificar.

Para Graziela Birrer e Liliana Bäckert, as idealizadoras do Migração em Debate e responsáveis por trazer o projeto para Birmenstorf, foi simplesmente emocionante: “fechar o ano com um projeto em que pudesse incluir a minha família em uma causa humana foi muito bonito reconfortante. Espero poder participar de outros”.

Cozinhar garante boa conversa

Pois essa é exatamente a proposta: integração também se dá pelo estômago e pela junção de pessoas interessadas em se conhecer. Só podemos então desejar um bom apetite.