Sete comunidades se reunem em Wettingen para discutir sobre integração


O Migração em Debate foi convidado para discutir junto com sete Prefeituras da região de Baden sobre projetos de integração para estrangeiros. Foi uma ótima oportunidade de presenciar os esforços dos suíços de fazerem com que nós, migrantes, nos sintamos melhor no país deles.

Essa foi a segunda reunião, a continuação de um primeiro workshop com mais de 70 pessoas, funcionários de prefeituras, voluntários de outros projetos com estrangeiros - gente interessada em ajudar na inserção. A ideia é positiva por definição - o que já vale uma salva de palmas.

Mas mais legal ainda é estar presente em uma sala onde os próprios suíços corrigem uns aos outros quando alguém não fala o alemão formal (Hochdeutsch). O objetivo é o que os estrangeiros também entendam o que está sendo dito.

Eles nos perguntam o que achamos das ideias de integração expostas, o que pode funcionar ou não. É perceptível a vontade dos suíços em refletir sobre a forma de interação com o migrante, e a disposição em mudar caso seja para afinar a comunicação entre emissor e receptor. O objetivo é que haja entendimento entre as duas partes.

É incrível ver que existem cidadãos tão interessados em promover bem estar, fazer a ponte entre culturas, acolher quem se sente à margem ou pelo menos não tão integrado.

A gente sai de lá com a certeza de que vale a pena lutar pela inclusão.