Discutindo amizade no segundo Migração em Debate


A escolha do tema Amizade para o segundo Migração em Debate foi acertada. A construção de relacionamentos em uma nova cultura faz parte do processo de reinvenção necessário em todo migrante. O assunto, dessa forma, tocou em um ponto sensível que atinge muitas brasileiras aqui na Suíça. Assim como uma criança que muda de escola, migrantes também precisam conhecer novos amigos.

A maioria, no entanto, enfrenta dificuldades em refazer o seu círculo de contatos deixado no Brasil. Outros não conseguem conhecer suíços ou enfrentam problemas de relacionamento com novos grupos de conhecidos. Apesar dos inconvenientes, todos precisam de amigos, essenciais no processo de adaptação em um novo país.

O segundo Migração em Debate aconteceu no dia 24 de março, em Zurique. Teve duração de três horas e incluiu palestra, workshop e discussão sobre vários aspectos ligados à mudança cultural.

Pelo brilho nos olhares e abraços calorosos, saímos dali com a certeza de que devemos continuar esse caminho. Ainda há muito a trilhar, muitos a serem acolhidos com palavras de afeição. O importante agora é comemorar a largada e preparar o percurso.

Já estamos trabalhando no próximo encontro, ansiosas para discutirmos mais temas que possam ajudar no processo de integração nessa nova sociedade. Se o novo assusta, também enriquece e dá graça à caminhada da vida. Queremos trilhar cada passo próximas de vocês, analisar os obstáculos e comemorar os sucessos.